Sobre o Blog

Meu nome é Márcia. Criei esse blog há dois anos e só agora tomei coragem para dizer meu nome. Eu tenho depressão, desde criancinha, mas só fui diagnosticada há doze anos atrás. Hoje eu tenho 34 e isso quer dizer que desde os 22 eu luto contra esse mal. Já consultei vários médicos de diferentes especialidades, fiz psicoterapia, procurei ajuda espiritual, tomei muitos remédios, tentei me matar algumas vezes, já fui do fundo do poço até o céu tantas vezes que perdi a conta. O mais importante é que estou aqui, que venci cada crise, que me conheci sempre mais um pouquinho e pude dividir minhas experiências com outras pessoas que passam pelo mesmo problema. Escrever neste blog me ajuda a superar os altos e baixos da depressão. Expressar "verborragicamente" o que se passa comigo é o meu melhor remédio, é a minha limpeza e catarse, é a forma mais acertada de entender os meus processos e conduzi-los. Esse blog é um espaço aberto aos leitores que queiram registrar suas experiências, fazer amizades, e expurgar suas dores. Sintam-se à vontade, esse espaço também é de vocês.

2 comentários:

  1. Eu vez li que alguns especialista chamam essas doenças de ' doença da alma ', fiquei com isso na cabeça. Nascemos com defeito? Tenho crise de depressão, e não consigo mudar o meu olhar sobre o mundo: Melancólico e sem graça. Ja fui a alguns psicólogos e psiquiatras mas parei o tratamento, acho que não quero admitir que preciso de ajuda. Fico feliz que esteja conseguindo suportar - espero ter um pouquinho de sua força. Boa sorte na jornada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fastasminha camarada, que bom ter sua companhia! Há algum tempo eu não atualizava o blog. Agora estou de volta.
      Sim, doenças da alma. Eu custei a entender isso, mas acho que esse negócio de dor na alma pode ser explicado assim: sabe quando você está tão triste, tão triste que sente uma dor, um vazio no "coração", que não é esse que bate no peito, é outra coisa, que fica em outro lugar que não sabemos explicar onde??? Então, é a alma! E tudo mais que envolva as emoções e sentimentos eu acho que acontece na alma.
      Dizer que nascemos com defeito... aí vai muita conversa, muita mesmo, são muitas teorias, de acordo com a orientação e vivência de cada um, com as crenças e tal. Mas os "defeitos" a gente adquire depois que dá o primeiro suspiro nesse mundo, pelo menos a maioria deles. E desde o momento da retirada do útero da nossa mãe já estamos sendo moldados pelo ambiente e reagindo a ele. Vamos sofrer traumas de um parto difícil? Ou vai correr tudo tranquilamente? Ou em qualquer hipótese vamos passar ilesos a tudo isso? Depende de cada um de nós.
      Então... melancólico e sem graça. Eu já afirmei, com veemência, que o mundo era preto e branco. E eu já determinei que não tinha mais sentido estar aqui nesse mundo sem graça. Pois é! E tudo mudou. Hoje eu amo o céu azul, tanto quanto amo os dias chuvosos. Mas não sinto o mesmo tanto de amor todos os dias, entende?
      A gente custa a admitir que precisa de ajuda, e sabe por que? Porque somos perfeitos demais para ter problemas, para ser ajudados por alguém, para precisar de um remédio pra não chorar no meio da rua. E esquecemos dos diabéticos que tomam remédios todos os dias das suas vidas para não entrarem em coma, não ficarem cegos, não perderem os membros. E dos cardíacos, para continuarem vivos! Mas nós depressivos, não! Nós não podemos depender de remédios! Que isso!
      Fantasminha, todo mundo precisa de ajuda. Por isso Deus colocou a gente pra viver aqui embolado, cercado de diferenças, de pluralidade, de inteligências que se completam. Por isso a gente procura um companheiro, forma uma família.
      Uma vez um psiquiatra me mandou pro CAPS. Eu pensei: "agora eu sei que tô maluca de verdade". Não. Ele queria que eu tivesse contato com a esquizofrenia, com a psicose, com outras doenças tão piores que a minha, e que eu reagisse a isso. Sabe o que aconteceu? Eu fugi, envergonhada. Mesmo que todos aqueles paciente estivessem controlados, medicados, e que fossem ali somente passar o dia em terapias ocupacionais, foi muito duro ver que eu vivia num coitadismo enorme. Isso mudou minha visão sobre tratamento psiquiátrico, nunca mais parei.
      Volta pro seu tratamento. Se permita esse cuidado. Ninguém mais vai dar esse passo por você.
      E venha aqui sempre, conversar, desabafar, trocar ideia. Tenho muita história pra contar.
      Força pra você também! Abraço fraterno.

      Excluir

Compartilhe com a gente sua opinião ou sua experiência...