4 de ago. de 2013

Coisas que não se deve dizer a alguém deprimido.

Eu roubei isso de uma página do Facebook chamada #trantornosafetivos. Vejam que interessante.
Eu já ouvi quase todas essas frases. Você já ouviu alguma?



COISAS QUE NÃO DEVE DIZER A ALGUÉM DEPRIMIDO

- Isso é tudo coisa da sua cabeça.
- Anime-se, não pode ser tão ruim assim.
- Você só precisa tentar ser feliz.
- Você ficaria ótimo se você tivesse mais fé.
- Pare de se sentir pena de si mesmo.
- Você só precisa se ocupar com alguma coisa.
- Você tem que se ajudar.
- Você tem que querer melhorar.
- Você está gostando disso.
- Poderia ser pior.
- Você só precisa ser mais forte.
- Você não precisa de todas essas pílulas.
- Pare de incomodar as pessoas com seus problemas.
- Há pessoas que passam fome e morrem de doenças horríveis, que direito você tem que estar deprimido? (Essa é a melhor)
- Pense em todas as coisas boas da sua vida
- O que está erraaaaaaaaado na sua vida?
- Você não pode simplesmente ser feliz?
- Você está fazendo isso para chamar atenção.
- Você ainda está tomando seus remédios?
- Quando é sua próxima consulta com o psiquiatra?
- Ah, você está deprimido? Por que você está deprimida?
- Você ainda está tomando suas pílulas da felicidade?
- Saia de casa, divirta-se!
- Você não tem nenhuma razão para estar deprimido. Tem tanta coisa boa acontecendo para você. (Boa também)
- Se você ficar deprimido agora que tudo está bem, como você vai lidar quando tiver problemas reais?
- Faça isso! Faça isso! Vá em frente, se mate!
- Anime-se companheiro.
- Talvez você devesse rezar um pouco mais...
- Você tem mais é que acabar com tudo mesmo, para nos deixar livres disso tudo.
- Vamos sair e tomar um porre, ficar bêbado vai te ajudar.
- Você já descobriu por que você está deprimido?
- Sorria!
- Vai pro shopping fazer compras que isso passa.
- Você apenas tem que se fazer feliz! Relaxar um pouco, comer alguma coisa ... isso é que eu faço!
- Ter um terapeuta é como alugar um amigo.
- Não faça uma tempestade num copo d'água- Controle-se!
- Você está horrível!
- Eu cresci da mesma forma que você. Se eu não preciso de medicação, você tampouco precisa.
- Você não acha que está sendo um pouco dramático?
- Todos nós temos problemas e não estamos deprimidos como você.
- A depressão é uma "falha de caráter".
- Você AINDAAAAA não tá bem?
- Você está "espiritualmente fraco".
- Pare de ser tão bravo com as pessoas que estão tentando ajudá-lo.
- Pare de achar que o mundo te deve alguma coisa...

4 comentários:

  1. Eu sofro de depressão desde que a crise economica começou em Portugal, desde 2008, 2009 e só se foi agravando com o passar do tempo, vendo a minha vida destruida, a minha juventude arrasada (e já partida...), e perdendo tudo o que eu era e nunca mais recuperei devido á violencia material e psicologica que a crise trouxe á minha vida. Durante estes anos ouvi de tudo isso ai em cima, verdadeiros insultos da arrogancia de quem nao sabe minimamente do que esta a falar, ou por outro lado, conversa de gente que, até mesmo quem é boa pessoa, nao faz ideia do que é depressão. Eu devia andar com essas coisas estampadas numa t shirt para que as pessoas antes de lançarem besteiras, pudessem ficar caladas...
    Este post está excelente, mais gente devia ser avisada destas coisas, porque eu sei, a maior parte das pessoas que nunca sofreu depressão, a infinita dor, o vazio esmagador da depressão, nao faz ideia do que ela é...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi um psicanalista falar certa vez sobre uma tal "noite escura da alma" e "o grito da alma". É muito profundo o sentido disso tudo. O indivíduo que carrega a depressão dentro de si não consegue expressar com perfeição e totalidade o que sente, o que passa. Por mais que diga ainda não terá dito tudo, não terá descrito a cor da escuridão que o rodeia.
      Nós sabemos, meu amigo, o quão destrutivas são as palavras ignorantes e infelizmente não há como impedi-las. De nossa parte podemos apenas aprender a lidar com elas e com aqueles que as proferem, e também conosco, com o nosso re-agir diante disto que nos dizem e ferem.
      Amarguei muito, padeci com o preconceito de todos. Minha própria família ainda hoje não compreende essa tal de depressão, essa tristeza de morte, esse vazio que tantas vezes me invadiu. Já nem sei se ainda sofro com isso. Faz tempo desde a última vez.
      Vamos vivendo e vamos aprendendo. Sobrevivendo a um dia de cada vez.

      Excluir
  2. ja ouvi todas essas frases... D'=
    alguem tem um conselho pra eu parar de me cortar e de tentar me matar?
    tenho 15 anos e ja tentei suicidio 8 vezes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faz algum tempo que você escreveu esse comentário, não sei se vai ler isso, me desculpe. Tomara que tenha clicado em "Notifique-me".
      Quando alguém se corta, precisa da ajuda de um psicólogo, e com urgência. Por favor, se ainda não fez isso, faça. Pode ir a um posto de saúde ou clínica da família ou CAPS, na sua cidade, e pedir um encaminhamento. Caso a consulta com o psicólogo for marcada para uma data muito à frente, peça um médico clínico e relate o seu caso a ele.
      Quanto a tentar suicídio, não sei os motivos que estão te levando a fazer isso. Mas dê um tempo, espere. Eu já fiz isso, sei o que você está sentindo, acredite. Só quem já passou por isso consegue entender.
      Vamos conversar. Mas se não puder esperar, acesse o site http://www.cvv.org.br/ e vai encontrar ajuda. Ou ligue para 141.
      Volte aqui no blog, eu agora estarei focada neste trabalho. E para que eu possa te identificar, crie um apelido qualquer.
      Por hora, peço a Deus que te mantenha em segurança e que os Anjos do Céu segurem firme na sua mão e te façam saber que você não está e nunca esteve sozinho(a).
      Um afago no seu coração!

      Excluir

Compartilhe com a gente sua opinião ou sua experiência...